Sem órgão padrão:
Primeiramente não existe um órgão responsável por determinar regras para ser utilizadas pelas federações do ramo. No entanto, existe um padrão que é utilizado por todas as empresas embora cada uma tenha sua variação. Portanto logo abaixo estão as regras padrões.
Estrutura:
Como Vencer ?
Normalmente são quatro tipos de vitórias. São elas:
Pinfall (Pin, Contagem..) - os ombros do oponente devem estar no chão pelo período de tempo determinado nas regras, geralmente são três segundos. O árbitro inicia a contagem e antes de chegar no último segundo permitido para escapar, quem está sofrendo deve deslocar os ombros do chão para interromper a contagem.
Para fazer o pinfall o aplicador precisa cuidar se o adversário está com os ombros no chão, precisando segurar a perna para a contagem, ou apenas colocar o pé ou a mão por cima. Acontece caso dos dois se darem pinfall ao mesmo tempo e o combate acaba como Draw, ou seja, empate por causa que não tem como determinar o vencedor.
Nocaute (ou Knock Out) - quando o oponente fica impossibilitado de se levantar após um tempo específico. Também existe o nocaute técnico que é quando o lutador está visivelmente impossibilitado de enfrentar o adversário devido ao seu estado, apesar de estar de pé.
Submissão (Submisson..)- É aplicado uma submissão em que o adversário não aguenta e desiste da luta dando o ‘Tappin out’, três vezes o tapa no chão ou no adversário com a mão aberta que indica parar o combate.
Vale notar que desmaio durante a aplicação é considerado nocaute, e o árbitro confere isso pegando a mão do possível desmaiado deixando cair geralmente três vezes, caso não ocorra reação, ele conclui como desmaio.
Desqualificação - quando o oponente utiliza algo ilegal nas regras do combate e o árbitro o desqualifica. Também por alguns outros motivos como interferência de alguma outra pessoa para ajudar um dos lutadores, golpe ilegal, uso de objeto não permitido, golpe baixo, bater no árbitro…
Count-Out - O oponente fica fora do ringue por tempo a mais do permitido que geralmente é 10 ou 20 segundos. Após os lutadores retornarem ao ringue, se saírem de volta, a contagem reinicia do zero. Caso os dois lutadores não voltem no tempo permitido o combate acaba com Double Cont-Out, ou seja, a luta encerra sem vencedor.
OBS: Para vencer por pinfall e submissão é preciso ocorrer dentro do ringue, mas existe tipos de lutas que permite em qualquer lugar. Em combate por título, nocaute e desqualificação independente de qual lado, não há troca de campeão, excesso alguma regra sobre isso seja estipulada antes do combate.
No contest:
Uma luta pode ser considerada “no contest” ou seja sem vencedor em algumas condições. Em geral quando alguém não pode ganhar, seja por ter ocorrido interferência em excesso, o árbitro perde o controle da luta ou por contusões ou incapacidades dos lutadores.
Draw:
Draw é o empate e diferente do No Contest. Enquanto o No Contest acabou porque não tem condições de alguém vencer, o Draw é um empate pois ambos finalizaram ao mesmo tempo.
O Árbitro:
Toda luta deve ter um árbitro que tem o poder da decisão final. Embora ele saiba quem vai ganhar e muitas vezes que o adversário vai roubar e como, é ele que comanda o combate. Ele tem o poder de desqualificar algum lutador, encerrar o combate por algum motivo, interromper temporariamente a luta e se quiser pode até roubar contra alguém, apesar de ser algo considerado errado.
Geralmente cada companhia tem seus árbitros mas que são como anônimos, no entanto pode-se convidar alguém para ser o árbitro do combate, os considerados árbitros convidados especiais. Pode ser um lutador ou até mesmo uma celebridade.
Combate entre Tag Team:
Em combate com mais de dois lutadores, existe um sistema de eliminação que varia de acordo com o tipo de luta. Existe tipo que o primeiro de algum time(conhecido como Team e Tag Team) sofre uma finalização como pinfall, submissão ou outro tipo, seu time perde a luta. Mas também existe tipo de luta que após a finalização ele é eliminado e o combate continua.
Confira os tipos de combates do Pro-Wrestling.
Regras de combates de Tag Team (Duplas, trios, em resumo, um time):
Existe dois tipos, o tradicional onde cada time deixa apenas um lutador dentro do ringue se enfrentando e o tornado onde todos se enfrentam ao mesmo tempo.
O tradicional dois lutadores se enfrentam, sendo um de cada time, e para trocar com o oponente deve dar um tapa nele. Após a troca, o lutador que realizou tem cinco segundos para sair do ringue sendo sujeito a desqualificação e perda do combate caso não cumpra o exigido, já o que vai entrar tem o tempo que quiser para isso, essas duas coisas fazem algumas equipes se aproveitarem para atacar juntos o adversário que está na luta. Para vencer varia do tipo de luta, mas normalmente basta finalizar um da equipe adversária.
O que vale e o que é proibido:
Pode-se agarrar, segurar, torcer e bater em qualquer parte do corpo, exceto garganta, morder, parte baixa e olhos. No entanto em alguns tipos de lutas, como a DQ Match, pode atingir algumas destas partes, mas o que não vale independente do combate é sufocar o adversário, algo que o juiz abre a contagem de cinco segundos para o aplicador parar estando sujeito a desqualificação.
O golpe aplicado por algum lutador é interrompido imediatamente quando o lutador que está levando consegue tocar em alguma corda do ringue, assim realizando o famoso Rope Break que é uma forma de salvação de quem está levando. Geralmente isso é utilizado para salvar de golpes como submissão e de pinfall sendo interrompido a contagem.
Tappin Out:
Tappin Out é o ato de bater com a mão aberta três vezes no chão ou adversário para desistir do combate, comum acontecer durante submissões. Vale notar que o manager do lutador pode jogar a toalha que faz a mesma tarefa, independente do lutador ter batido ou não.
Créditos► WWE no Brasil
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